3º S[PLURAU]

3º S[PLURAU]

Cenários alternativos de

planejamento territorial

para o século 21

17 a 20

de junho

2024

Ademir Pereira dos Santos

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). É professor atualmente do mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e, professor orientador convidado do mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. É professor dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes e Universidade de Taubaté. Atuação em História, Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Metropolitano e Regional, com destaque na preservação do patrimônio cultural, história da urbanização e da industrialização em São Paulo. Seu livro “Arquitetura Industrial – São José dos Campos”; recebeu menção honrosa da Premiação Bienal do Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB-SP, 2006. Recebeu o Prêmio Clarival do Prado Valladares em 2008 e em 2011 o resultado da pesquisa, o Livro “Theodoro Sampaio: nos sertões e nas cidades”; recebeu dois prêmios Jabuti, o primeiro lugar na categoria Projeto Gráfico e o terceiro lugar na categoria Arquitetura e Urbanismo. Em 2018 recebeu o prêmio do PROAC – Programa de Apoio à Cultura, Edital N. 18, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo, para realizar o projeto Inventário e Documentação do Acervo do Museu da Agricultura de Taubaté, SP. Desde 2021 integra a coordenação do curso de pós-graduação lato sensu Design de Assentamentos Sustentáveis e Ecovilas no Departamento de Arquitetura da Unitau.

Adriana Gomes do Nascimento

Professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas (DAUAP) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) desde agosto de 2010. Membro do Programa Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade ( PIPAUS/UFSJ) desde sua criação. Lidero o grupo de pesquisa A.T.A.-UFSJ (CNPq, 2010), Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP, 1996). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana e Regional (IPPUR, 2009) sob orientação de Ana Clara Torres. Ribeiro, sobre a temática (arte) e (cidade): Doutorado Sanduíche no Laboratório de Antropologia das Instituições e Organizações Sociais (CNRS) sob orientação de Henri-Pierre Jeudy, no âmbito do Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB: Projetos Urbanos e Políticas Culturais. Pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) sob orientação de Vitor Oliveira com investigação sobre a relação entre espaço e sociedade. Tem experiência como professora universitária desde 2001, nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, e como pesquisadora, produtora de arte e curadora em Artes, Arquitetura e Cidade-Campo.. Abordagens: corpo-espaço-tempo, espaço-sociedade, estudos urbanos e regionais, morfologia, arte e intervenções na cidade, política, imagem, processos, narrativas, cosmopoética, América Latina, teorias e análise crítica. Para acessar parte do A.T.A. Resultado dos Grupos de Pesquisa, acesse: https://linktr.ee/ataufsj

Adriana Goñi Mazzitelli

Licenciada en Antropología Universidad de la República (UDELAR-Uruguay), Magister en Environmental Humanities and Territorial Studies, Universitá Roma Tre y Stockholm Resilience Institute, Doctora en Políticas territoriales y Proyecto Local, Dipartimento di Studi Urbano, Universitá Roma Tre. Posdoctorado en Planificación Colaborativa, ITU/FARQ/UDELAR, ANNII Beca Caldeyro Barcia. Profesora Adjunta Dedicación Total del Instituto de Estudios Territoriales y Urbanos (UDELAR). Profesora Adjunta del Centro Universitario Regional del Este (CURE-UDELAR). Investigadora del Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII). Profesora de grado y posgrado en UDELAR y la Universitá de Roma Tre y profesora invitada en integrante de equipos de extensión universitaria e investigación de planificación participativa den países de la Unión Europea y América Latina.

Alan Brum Pinheiro

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Graduação em Ciências Sociais com ênfase em Pesquisa Social Aplicada (IUPERJ). Favelado, nascido no Complexo do Alemão. Coordenador do CEPEDOCA (Centro de Pesquisa, Documentação e Memórias do CPX). Cofundador e Diretor Presidente do Instituto Raízes em Movimento. Professor convidado do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (HESFA/UFRJ). Professor substituto do Programa de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social da UFRJ. Co-idealizador e membro do Conselho Editorial do Dicionário de Favelas Marielle Franco (ICICT/FIOCRUZ). Pesquisador convidado do Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM/FIOCRUZ). Supervisor de Articulação Nacional de Formação em Direitos Humanos – Instituto Vladimir Herzog. Consultor da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Coordenador do Plano de Ação Popular do Complexo do Alemão.

Álvaro Soutullo Bugallo 

Licenciado en Ciencias Biológicas, Universidad de la República (UDELAR-Uruguay). Magister en Ecología Aplicada y Conservación, University of East Anglia (Reino Unido). Doctor en Biodiversidad y Gestión de Especies y Hábitat, Universidad de Alicante (España). Profesor Adjunto Dedicación Total del Centro Universitario Regional del Este (CURE-UDELAR). Investigador del Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII) y del Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas (MEC–UDELAR). Fue responsable del diseño espacial del Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SNAP), Asesor en biodiversidad y áreas protegidas del Director Nacional de Medio Ambiente, Coordinador Científico del Museo Nacional de Historia Natural, y Director de Coordinación Científica y Gestión Ambiental del Instituto Antártico Uruguayo. Autor unos cincuenta artículos científicos en revistas arbitradas y un centenar de contribuciones técnicas, reportes y capítulos de libros. Docente de varios programas de posgrado de la UDELAR, orientador una treintena de estudiantes de grado o posgrado.

Ana Cecília Mattei de Arruda Campos

Possui graduação (1988), especialização (2005) e doutorado direto em Arquitetura e Urbanismo (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pós-doutorado. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e docente colaboradora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Na PUC Campinas, coordena o Curso de Especialização em Habitação de Interesse Social e ATHIS desde 2020. Integra como pesquisadora o LAB-QUAPÁ da FAUUSP desde 2007, assumindo a coordenação do laboratório em 2021.  Integra a Coordenação da Rede Nacional de Pesquisa QUAPÁ-SEL.

André Luiz de Toledo

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba – Univap. Mestre em Planejamento Urbano e Regional, Bacharel e Licenciado em História pela Univap. Editor Revista Univap e Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos.

André Paiva

Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), com pesquisa vinculada ao Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR/PUC). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição. Graduado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atuando nos seguintes temas: Planejamento urbano e regional; grandes projetos de infraestrutura; relações cidade e campo no Brasil.

André Pasti

Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) nas áreas de Planejamento Territorial e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT/UFABC). Lidera o TERRITORIAL – Grupo de Pesquisas Território Praticado, Conjuntura e Tecnopolítica na América Latina. Doutor em Geografia Humana (USP), mestre e licenciado em Geografia (Unicamp). Integra o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Anita Loureiro de Oliveira

Docente do Departamento de Geografia (DEGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora da COLETIVA – Grupo de Pesquisa em Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano. Geógrafa (UFF), Mestra em Geografia (UFF) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ). Pesquisas na área de geografia urbana e cultural, com uma abordagem corporificada, feminista, anticolonial e antirracista. Pesquisas e ações de extensão direcionadas à politização de temas relativos à maternidade/maternagem, ao cuidado reprodutivo e suas espacialidades. Orienta pesquisas nas temáricas de gênero, sexualidade e racialidade. Interessada no diálogo entre saberes e na aproximação da ciência com a arte.

Antonio Norberto Martins

Graduação em História na Universidade de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) com Bolsa Sanduíche pela CAPES no Doutorado (2001) na Universidade Paris XIII. Diretor da EMEI Chácara Sonho Azul, Jardim Ângela, Escola Municipal, PMSP (2006 até o presente). Membro do Fórum Fundão das Águas, Jardim Ângela, SP – coletivo de ativistas socioambientais que congrega lideranças populares, representantes institucionais, representantes da academia e comunidade, com o intuito de lutar pela qualidade ambiental e social da Área de Proteção dos Mananciais de São Paulo.

Carmen Beatriz Silveira

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ. Mestre em Geografia pela UFRJ. Especialista em Planejamento Urbano e Regional pela UERJ. Graduada em Arquitetura pela UFRGS. Tem experiência nas áreas de Urbanismo, Planejamento Urbano e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: áreas centrais e periféricas, política urbana e cultural, projeto urbano e social, memória da cidade, promoção da saúde e qualidade de vida. Como pesquisadora visitante da Fiocruz, foi coordenadora executiva do projeto “Uma proposta de habitat saudável em comunidade vizinha ao Campus Fiocruz da Mata Atlântica”. Organizou o Almanaque Saúde e Cidade. Foi coordenadora do projeto “Promoção da Saúde sob a Perspectiva da Habitação e do Habitat: educação socioespacial no Campus Fiocruz da Mata Atlântica e adjacências”. Coordenou projetos de Educação Socioespacial, desdobramentos do anterior. Atuou em projetos em assentamentos urbanos irregulares, por meio de abordagens transdisciplinares, como o desenvolvimento do projeto piloto do Observatório de Saúde Urbana, parceria entre a VPAAPS/Fiocruz, a UFMG e o Instituto René Rachou/Fiocruz-MG. Recebeu o Prêmio ABEU-2015 pela organização conjunta do livro “Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema”. Desenvolveu Assessoria Técnica Educativa na Cooperativa Habitacional Esperança, mediante coordenação de Oficinas – Encontros sobre Moradia Saudável e Sustentável, realizadas pelo PDCFMA.

Carmen Ledo García

María del Carmen Ledo García, es docente e Investigadora de la Universidad Mayor de San Simón desde 1982. Catedrático titular desde 1991 de la Facultad de Ciencias Sociales FACSO y en la Facultad de Ciencias Económicas (FCE). Directora del Centro de Planificación y Gestión (CEPLAG-UMSS) Economista – UMSS, Master en Estudios sociales de la población-Centro Latinoamericano de Demografía – CELADE y PhD en la Universidad Tecnológica de Delft, Departamento de Planificación Urbana, Facultad de Arquitectura, Delft, Holanda, 2002. Coordinadora boliviana del primer doctorado en ciencias sociales y humanidades Universidad Mayor de San Simón (PhD Program in the Social Sciences and humanities at the San Simon University) programa de cooperación ASDI – UMSS, con la universidad de Gotemburgo-Suecia, 2022-2025. Miembro del comité de evaluación internacional de proyectos de investigación de la Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP) desde el 2016. Ha publicado libros y artículos las temáticas del  desarrollo, acceso al agua para consumo humano, saneamiento básico, mortalidad infantil, migración interna, internacional y transnacional, pobreza, desigualdad social, vulnerabilidad, movilidad urbana y transporte, contaminación ambiental entre otros. Ha trabajado en diversos programas de cooperación internacional y ha recibió varias distinciones.   Miembro del Grupo de Trabajo Migración sur-sur del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), Buenos Aires, Argentina, 2016-2024. Miembro de la Unión Internacional para el Estudio Científico de la Población (IUSSP) y de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP). Miembro de la Red Andino Amazónicos en Estudios de Población.

Cilene Gomes

Docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEEUR) e do Observatório Regional do Vale do Paraíba. na Universidade de São Paulo Mestrado e Doutorado em Geografia Humana e Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Estágio de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágios de Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014).

Cimar Alejandro Prieto Aparicio

Economista pela USP. Mestre e doutor em Demografia pela UNICAMP. Pesquisador do Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e da População (LAGEDEP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Suas pesquisas estão voltadas à demografia aplicada a políticas públicas, com destaque para estudos urbanos, migração e mobilidade residencial, demografia das famílias e dos domicílios e projeções populacionais.

Edilaine Cunha

Artista e mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Participou de exposições na Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Moderna, Paço das Artes, galerias comerciais e outras instituições. Desenvolve projetos em música e atua na área de artes visuais com enfoque especial em desenho e tridimensional.

Elis Miranda

Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é o professora associado IV da Universidade Federal Fluminense, Coordena o Laboratório de Pesquisa em Cultura, Planejamento e Representações Espaciais desde 2009. Colaborou com a Assessoria de Cultura da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2020-2023), com atuação na gestão da Casa de Cultura Villa Maria e no Cine Darcy. Atuou como coordenadora do curso de graduação em Geografia (2009-2011) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) (2016-2019). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em pesquisa no campo do Planejamento Urbano e Regional e Metodologias de Planejamento Participativo e Política Cultural e Gestão de Espaços Culturais. Pesquisa os seguintes temas: política cultural, análise de paisagem, metodologias de planejamento participativo e gestão de espaços culturais. Integra a Rede Internacional de Estudos Culturais (RIEC), a Rede Latino-Americana de Participação Popular em Elaboração de Políticas Públicas (RED PPGA) e a Rede Inovação e Território (INCT).

Fabiana Felix do Amaral

Arquiteta e Urbanista pelo Mackenzie, com Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação (ECA/USP) e Pós-doutorado em Mudança social e Participação política (EACH/USP). Atua como Pesquisadora e Docente no Programa em Planejamento Urbano e Regional (Univap) e coordena o Nepacs (Univap)- Núcleo de pesquisa-ação e cartografias sociais. Sua pesquisa foca em movimentos sociais, territorialidades e Culturas Urbanas Latino – Americanas. Desenvolve metodologias participativas como Cartografias Sociais e Sistematização de Experiências, e trabalha em projetos de extensão universitária em parceria com movimentos sociais. Presta assessoria a Planos Diretores e Políticas Públicas Urbanas, com enfoque em espaços de participação social.

Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira

Fabiano Melo Gonçalves de Oliveira é professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Doutor em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Vice-presidente (região sudeste) do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”. Advogado.

Fábio Tozi

Professor do Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UFMG e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia da UFMG e da UFSCar-So. Bacharel, licenciado e Mestre em Geografia (UNICAMP) e Doutor em Geografia Humana (USP). Estágio Doutoral (PDEE/CAPES) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris) e Pós-Doutorado (UNICAMP, PDJ/CNPq). Coordenador do Laboratório Terra Mundo, do Observatório das Plataformas Digitais (OPD) e do Grupo de Pesquisas [continente].

Felipe da Motta Bueno

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação POSURB-ARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre pelo Programa de Pós-graduação POSURB-ARQ, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduação em Planejamento de Cidades pela Faculdade Unyleya. Graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo, pela PUC-Campinas.

Felipe dos Santos

Gabriel Giampietro

Gilberto Vieira

Mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados. Cofundador do data_labe – laboratório de dados e narrativas na favela da Maré, Rio de Janeiro.

Ivaldo Lima

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2005), com estágio doutoral na Universitat de Barcelona (UB, 2004-2005). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB, 2012-2013). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Política e Geografia e Ética, atuando principalmente na investigação científica dos seguintes temas: geopolítica, geografia política da Amazônia, redes políticas, justiça territorial, globalização do mundo contemporâneo, políticas públicas e governança territorial, geografia legal crítica, geografia política e gênero, ensino e avaliação de geografia.

Jaison Luis Cervi

Servidor do IBGE desde 2000, Tecnologista Senior, Gerente das Pesquisas Terrritoriais, ex-Chefe do Setor de Territórios Sociais/SETES/GPET/CGEO/DGC, responsável temático das Favelas e Comunidades Urbanas – FCUs. Graduado em Direito pela UFBA, com especialização em Direito Ambiental, Bacharel em Geografia pela UFRJ, Licenciado em Geografia pela UFRJ, Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE. Participou dos últimos três Censos Demográficos, como supervisor, instrutor e conteudista temático da elaboração da metodologia e do treinamento da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, da Contagem Populacional de 2007, dos Censos Agropecuários de 2007 e 2017/2018, realizou várias atividades relacionadas as Favelas e Comunidades Urbanas – FCUs no CD2022, como o Guia de Coleta e Supervisão, mutirões, acompanhamento e coleta. Atualmente, desenvolve a divulgação e a atualização das Bases Territoriais dos Favelas e Comunidades Urbanas – FCUs no CD2022.

James Humberto Zomighani Junior

Professor de Geografia da Universidade Federal da Integração Latino – Americana (UNILA), com atuação Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT). Ex-Coordenador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados da UNILA (IMEA/UNILA). Doutor em Ciências, área de concentração Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP (2013). Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2005). Possui experiência em pesquisa científica teórica, e com ciência aplicada por meio da prática do planejamento territorial, e também trabalhou como formador de professores da educação básica (2010 a 2014). No campo da pesquisa, o principal interesse é por trabalhos que produzam interpretações e soluções para o enfrentamento das desigualdades socioespaciais na América Latina e no Caribe. Já teve oportunidade de trabalhar como pesquisador em vários projetos financiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP e Ministério da Justiça do Brasil – MJ, principalmente sobre os seguintes temas: Planejamento territorial: urbano e regional; Sistema de  Justiça Criminal Brasileiro; Sistema Penitenciário brasileiro e paulista; Sistema Único de Saúde (SUS); Dinâmica territorial do voto, da política e das eleições; Formação de professores de Geografia; sistemas de informações geográficas e Cartografia Temática Digital. Realizou estágio doutoral pelo Institut Français de Géopolitique – IFG (fundação e presidência de Yves Lacoste) na Université de Paris 8 entre 2011 e 2012. Atualmente, é membro do Conselho Universitário da UNILA, dentre outras comissões da universidade.

Javier Medina-Vásquez

Javier Enrique Medina Vásquez foi nomeado Secretário Executivo Adjunto da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) pelo Secretário Executivo da Comissão, José Manuel Salazar-Xirinachs, e assumiu suas funções em 15 de novembro de 2023. O Secretário Executivo Adjunto é colombiano. Atuou como Professor titular na Universidade do Vale (Colômbia) entre 1993 e 2023 e foi Vice-Reitor de Pesquisas e Diretor do Escritório de Planejamento dessa Universidade. Produziu uma vasta obra sobre prospectiva e planejamento para o desenvolvimento, razão pela qual foi reconhecido como membro correspondente da Academia Colombiana de Ciências Econômicas em 2021. Concluiu seu Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1997-2001), com especialização em Previsão Humana e Social, sob a direção de Eleonora Barbieri Masini, destacada pioneira dos estudos do futuro. Além disso, possui mestrado em Administração e diploma em Psicologia da Universidade do Vale.  Medina Vásquez foi Chefe do Programa Nacional de Prospectiva Tecnológica e Industrial de Colciências, atualmente Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia (2003-2007), e Coordenador da Rede Aberta de Prospectiva e Inovação para a América Latina e o Caribe do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) (2017-2022). Participou em atividades internacionais do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES) da CEPAL e outras entidades. Sua experiência demonstra sua capacidade de gestão em cargos de alta responsabilidade e acentuada articulação nacional e internacional, interinstitucional e interministerial, planejamento e execução de projetos complexos, bem como sua capacidade de trabalho em equipes interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares, o que constitui uma contribuição à construção de uma cultura prospectiva e estratégica na CEPAL.

Ladislau Dawbor

Doutor em Ciências Econômicas. Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Consultor de agências das Nações Unidas, governos e municípios. Autor e coautor de mais de 40 livros. Alguns títulos em destaque: A formação do capitalismo dependente no Brasil; A era do capital improdutivo – a nova arquitetura do poder, sob dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta; O capitalismo se desloca – novas arquiteturas sociais; O pão nosso de cada dia – opções econômicas para sair da crise. E-mail: ladislau@dowbor.org

Laura De Bona

Arquiteta e Geógrafa, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas. Participa do LADEUR desde 2017 e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: espaço, reestruturação urbana, circuitos espaciais produtivos.

Manoel Lemes da Silva Neto

Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e especialista em Gestão do Desenvolvimento Regional pelo Instituto Latino-americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social (ILPES). Professor titular da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR).

Marcos Thimoteo Dominguez

Doutor em Estudos Urbanos pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC/FGV-RJ). Mestre em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Humanidades da Universidade Cândido Mendes. Realizou estágio pós-doutoral em Planejamento Regional e Urbano na Universidade Federal do ABC. Tem experiência no campo do planejamento territorial, com mais de 15 anos de atuação na área pública. Atuou na construção e na implementação de instrumentos de planejamento, entre planos de desenvolvimento, programas de monitoramento territorial e na coordenação de conferências de políticas públicas. Como pesquisador, desenvolve trabalhos sobre os seguintes temas: produção social do espaço urbano; processos históricos de ocupação e uso do solo de regiões metropolitanas; e impactos das políticas de infraestrutura e de saneamento sobre a saúde e o ambiente de territórios e populações. Atualmente é Superintendente de Planejamento Territorial da Secretaria de Estado de Planejamento do Rio de Janeiro e pesquisador do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS/UFABC).

Marina Regitz Montenegro

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo, Mestre em Geografia, planejamento e urbanismo pela Université de la Sorbonne-Nouvelle e Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Contratada da Universidade de São Paulo. Suas produções versam principalmente sobre temáticas relacionadas à economia urbana, pobreza, planejamento e financeirização.

Martin Marañón

Martín Marañón, es Candidato a Doctor en el Departamento de Geografía Física de la Universidad de Estocolmo, Suecia. Investigador adscrito al Centro Andino para la Gestión y Uso del Agua y al Centro de Planificación y Gestión de la Universidad Mayor de San Simón, en Bolivia. Licenciado en Economía y magíster en Gestión del Agua, Hábitat y Medio Ambiente. Trabajó como docente universitario y consultor en proyectos de desarrollo con organismos nacionales e internacionales. Sus estudios de doctorado se centran en el análisis de la seguridad hídrica aplicando herramientas geodésicas bajo un enfoque socio-hidrológico.

Pablo Ligrone Fernández

Arquitecto, Universidad de la República (UDELAR-Uruguay). Magister y Doctor en Géographie – Aménagement – Urbanisme (Spécialité Aménagement du Territoire), Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, Francia. Diplomado en Alta Dirección Pública, Escuela Nacional de Administración Pública (ENAP), Uruguay. Cuarenta y cinco años de docencia en la Facultad de Arquitectura de UDELAR, Profesor Titular de Teoría del Urbanismo, Proyecto urbano y planificación, Ciudad, sociedad y políticas urbanas, Director Académico de la Maestría Ordenamiento territorial y Desarrollo Urbano, Ingreso por concurso de oposición y méritos, veinte años de profesor de taller de urbanismo (YIM; De Betolaza). Director de tesis de posgrado y evaluador. Director del Instituto de Estudios Territoriales y Urbanos e integrante de su Comisión Directiva. Profesor invitado en maestrías y doctorados e integrante de equipos de investigación de las universidades de Toulouse, Paris 3, Nantes, Escuela de Arquitectura de Nancy, Institut d’Urbanisme de Paris, Institut National Supérieur Champollion Ville d’Albi, Córdoba (España), Politécnica de Catalunya, Zaragoza, Nacional del Litoral (Santa Fe), Nacional de San Juan, Nacional de Asunción, Universidade Federal do Río Grande do Sul, Universidad Federal de Integración Latinoamericana Foz Do Iguaçu, Pontificia Universidad Católica de Campinas, Universitá degli Studi Roma Tre, Centro Latinoamericano de Economía Humana, UCUDAL. Creador y Presidente de la Fundación Polo Mercosur en Montevideo con las Universidades de Paris 3, Paris 8, Toulouse Le Mirail. Relator, evaluador, conferencista y ponentes eventos internacionales en Europa y Amnérica Latina. Autor de ochenta publicaciones y ciento sesenta trabajos técnicos, incluyendo una treintena de instrumentos de planificación urbana y de desarrollo territorial en múltiples escalas: nacional, metropolitana, departamental, local, barrial y de detalle. Integrante del equipo de redacción de la ley de ordenamiento territorial y desarrollo sostenible uruguaya. Tres décadas de asesoramiento ministerial, a gobiernos departamentales y parlamento nacional.

Paola Ledo Espinoza

Jimena Paola Ledo Espinoza, es Licenciada en Economía con mención en Economía del Desarrollo de la Universidad Mayor de San Simón, Bolivia (2011) y doctorado en Planificación del Paisaje de la Swedish University of Agricultural Sciences, Suecia (2021) con beca sándwich de la Agencia Sueca de Cooperación Internacional para el Desarrollo (ASDI). Actualmente es docente investigadora del Centro de Planificación y Gestión (CEPLAG) de la Universidad Mayor de San Simón (desde 2022). Docente del curso de Capacitación en Tutoría para Posgrado del Programa de Cooperación a la Investigación Científica ASDI – UMSS (2021-2025) dirigido a docentes e investigadores de la Universidad Mayor de San Simón. Miembro de la red Contested Territories- red internacional e intersectorial de organizaciones de Europa y América Latina unidas en un programa conjunto de investigación que se orienta a la generación de conocimiento conceptual y empírico sobre las desigualdades territoriales.

Pedro Cláudio Cunca Bocayuva

Professor do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Coordenador do Laboratório do Direito à Cidade e Território. Doutor em Planejamento Urbano e Regional.

Rafael Sanzio Araújo dos Anjos

Geógrafo, formado pelo IG-UFBa, Mestre pela FAU-UnB, Doutor em Informações Espaciais pela POLIUSP e Pós-Doutoramento junto ao AfricaMuseum em Tervuren – Bélgica (2007-2008). Foi o primeiro Professor Titular afrobrasileiro da UnB (2015). Esteve como Diretor do Centro de Cartografia da UnB (CIGA) no período de 2000 – 2022. Em 2015 recebeu a honraria Chevalier de L ́Ordre de la Couronne de sua Majestade o Rei Philippe da Bélgica pelas suas pesquisas da Diáspora África-Brasil. Atualmente é Professor Visitante Titular junto ao PÓS-AFRO\UFBA (2022-2024). É Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPQ – MCTI, Pesquisador Colaborador do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA e Autor-Gestor do Projeto Geografia Afrobrasileira: Cartografia, Educação & Ordenamento do Território (Projeto GEOAFRO – Site: https://www.portalprojetogeoafro.com/).

Reginaldo Luiz Cardoso

Pesquisador e fotógrafo autoral. Possui graduação e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais [FAFICH-UFMG, 1988], mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais [DCP-UFMG, 1997] e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro [IPPUR-UFRJ] cuja tese foi indicada pelo Programa de Pós-graduação de Planejamento Urbano e Regional – PPGPUR / IPPUR-UFRJ para o XIX Prêmio Brasileiro “Política e Planejamento Urbano e Regional”, de Teses e Dissertações, organizado pela Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional – ANPUR/2015. Ex-professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e da Faculdade Santa Rita é, atualmente, membro-pesquisador do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço [LabEspaço] do IPPUR-UFRJ. Desenvolve pesquisas que analisam a interface do urbano e os cerceamentos sofridos pelas subjetividades contemporâneas presentes no fenômeno da condominização horizontal e vertical da sociedade. Enquanto fotógrafo tem buscado essa mesma interlocução ao registrar o inusitado ambiente urbano contemporâneo. Dentre outros prêmios ganhou o  Festival de Arte Urbano Blipoint Mulafest? [Madrid, Espanha], obteve menção honrosa no “II Concurso Nacional de Fotografia Arquitetura e Urbanismo 2018” [Matosinhos, Portugal] e, recentemente, obteve o 2º lugar [modalidade vida cultural] no Projeto “300 ANOS de MINAS GERAIS”, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG (Belo Horizonte, MG, 2020).

Renato Nunes Balbim

Doutor em Geografia Humana pela USP (2003), Pós-Doutor pela University of California Irvine – UCI (2016), Especialista em Políticas Públicas Urbanas pela École Nacional d`Administration – Paris (2013), Pesquisador do Institut Français d`Urbanisme – Paris (2001), Especialista em reestruturação urbana pela Universidade de Paris I Pantheon- Sorbonne (1998), foi Professor e Pesquisador visitante da UCI (2015-2020) e Professor da UNESP Araraquara (2003). Desde 2009 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, onde exerceu o cargo de Coordenador de Estudos da DIRUR (2011 a 2013) e coordenou diversas equipes multidisciplinares, tendo sido relator do Relatório Brasileiro para a Habitat III e coordenador do Pacto Nacional da Mobilidade (2013). Entre 2003 e 2009 coordenou e dirigiu diversas políticas e ações no Ministério das Cidades, notadamente de conflitos fundiários urbanos, locação social, disponibilização de imóveis públicos e reestruturação de frentes marítimas. No Ministério exerceu o cargo de Diretor de Planejamento Urbano, foi Coordenador do Programa Nacional de Reabilitação Urbana e Consultor Sênior da Cities Alliance. Ao longo de sua carreira acadêmica acumulou mais de uma centena de publicações na área de desenvolvimento urbano, diplomacia de cidades, habitação, mobilidade cotidiana, urbanização de favelas, metropolização e avaliação de políticas públicas, incluindo editor e autor de mais de uma dezena de livros e diversas contribuições em jornais.

Ricardo Gorosito Zuluaga

Doctor en Derecho y Ciencias Sociales Universidad de la República (UDELAR-Uruguay). Ex Profesor Titular de Derecho Ambiental y de Ciencia Política en Universidad Católica Uruguay Dámaso Antonio Larrañaga (UCUDAL). Ex Profesor Adscripto en Ciencia Política (UDELAR). Presidente del Instituto de Formación y Estudio de los Gobiernos Subnacionales de Uruguay. Corresponsal en Uruguay del Centro Internacional de Derecho Comparado Ambiental de la Universidad Limoges, Francia (CIDCE). Ex Profesor de Ordenamiento Territorial y Desarrollo Urbano. (UDELAR). Miembro del Panel de Expertos en Derecho Ambiental de la Corte Permanente de Conciliación y Arbitraje de La Haya. Miembro de la Comisión de Derecho Ambiental de la Unión Internacional para la Conservación de la Naturaleza (IUCN). Más de 30 años de ejercicio profesional liberal, como abogado corporativo en diversas empresas y organizaciones públicas y privadas. Consultor con desempeño nacional e internacional. Asesor del Directorio de la Administración de las Obras Sanitarias del Estado, la Comisión Binacional del Puente Buenos Aires Colonia, la Cámara del Transporte del Uruguay y de Asociación Nacional de Empresas de Transporte Carretero por Autobús ANETRA; Gerente Jurídico y Normativo y Secretario del Directorio de la Administración del Mercado Eléctrico. Asesor del Congreso de Intendentes de Uruguay. Vice Ministro de Transporte y Obras Públicas, Viceministro de Vivienda Ordenamiento Territorial y Medio Ambiente, Director Nacional de Ordenamiento Territorial, Autor de numerosas publicaciones técnicas y científicas. Rapporteur General de la Cumbre Hábitat II (ONU). Áreas de especialidad en Derecho: Ambiental. Desarrollo Sostenible. Urbanístico. Ordenamiento Territorial y Patrimonial. Energía. Transporte e Infraestructura. Portuario.

Samuel Henrique Damas Marinelo

Geógrafo (UNIVAP, 2005 – bolsista CNPq), Educador Ambiental (SENAC, 2011 – bolsista Probesen/SJC), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP, 2014 – bolsista Capes) e Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PUC Campinas, 2022 – bolsista Capes), pesquisa junto a Rede Lastro (Análise de Conjuntura, Território e Sociedade em Diálogo com o Pensamento de Ana Clara Torres Ribeiro). É Professor de Escola Pública na Educação Básica de Ensino junto a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, interior de São Paulo. Opera principalmente nos seguintes temas: geografia para o ensino básico; metodologia de ensino de geografia e história; urbanismo; planejamento urbano; políticas públicas urbanas; espaços públicos e território usado; meio ambiente; educação ambiental; e políticas públicas para educação. Também possui experiência na orientação de trabalhos científicos, como monografias, artigos científicos e relatórios acadêmicos.

Sérgio Lúcio Garcia Ramos

Mestre em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz. Graduação em Filosofia pela UERJ. Servidor da FIOCRUZ, lotado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, onde atua na docência e planejamento de disciplinas da especialização, do mestrado e doutorado da pós-Graduação de Saúde Pública da escola. Atuou no Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz da Mata Atlântica (PDCFMA) na coordenação e gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento e de cursos de formação continuada organizados em parceria com movimentos sociais da região de Jacarepaguá, na interface Território, História Oral e Direito à Cidade e à Saúde. No campo da Educação Formal, atuou como professor colaborador/convidado em algumas disciplinas de pós da ENSP e do Instituto Oswaldo Cruz e lecionou Filosofia e Sociologia nas turmas de ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro e no Programa de Educação de Jovens e Adultos da EPSJV/Fiocruz.

Suyanne Bacelar

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com ênfase em Sociologia e Ciência Política. Mestra em Demografia pela UNICAMP. Suas pesquisas estão voltadas a estudos urbanos de favelas e comunidades urbanas, migração e segregação socioespacial.

Tamara Tania Cohen Egler

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenadora do INCT Política Pública, Inovação e Desenvolvimento Urbano do CNPq e do Laboratório Espaço no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro_ IPPUR/UFRJ. Pesquisadora do CNPq 1980-2024 e Cientista do Nosso Estado, 2011-2020 e 2021 até a presente data.  Sua experiência, sua pesquisa está focada nos efeitos da inovação tecnológica sobre os processos espaciais.  Os recursos adquiridos com órgãos de financiamento da pesquisa, tornaram possível a coordenação de redes de pesquisa.  Se destaca o projeto:  Redes sociotecnicas no governo da cidade, financiada pelo edital Internacional Frida-Lacnic, forma um rede Latino Americana de pesquisadores.   Tecnologia na educação e na cidade, quando foi contemplada com recursos da Capes, forma a Rede de Políticas Públicas para Educação. E o projeto Política Pública, Inovação e desenvolvimento urbano, contemplada no edital Instituto Nacional de Ciência e tecnologia do CNPq, que permitiu a formação de uma ampla rede de cinquenta pesquisadores focados no campo da inovação e território. Para reconhecer a imanência das redes sociotecnicas e tecnopolíticas onde fluem narrativas, intervêm na democracia e   resultam na transformação do território. Orientador de mestrado e de doutorado, publicou 39 artigos em revistas nacionais e internacionais, 42 capítulos de livros, e organizou 16 livros.

Vera Santana Luz

Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (1978). Doutorado direto em Arquitetura e Urbanismo (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob o título Ordem e Origem em Lina Bo Bardi (2004). Realizou Aperfeiçoamentos com Bolsa CNPq (1984 e 1989). Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (de 1986 até o presente) e professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Conselheira do CAU/SP em duas gestões (2015-2017 e 2018-2020) tendo sido Coordenadora Adjunta da Comissão de Ensino e Formação e Coordenadora da Comissão para Sistematização da Legislação Ambiental. Membro do Fórum Fundão das Águas, de caráter socioambiental, do Fórum de Pesquisadores de M’Boi Mirim e do Fórum em Defesa da Vida, todos ligados ao ativismo e representação popular. Atualmente está como membro do GT-Extensão da ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.